Reciclar é preciso!

O nosso mais recente projecto visa sobretudo sensibilizar-te para a necessidade de conservar/preservar o meio ambiente, reduzindo a utilização de recursos naturais, como por exemplo árvores para produzir papel. Sabias que mais de metade do lixo que produzimos todos os dias pode ser reciclado?

O que significa reciclar?

Reciclar significa reaproveitar ou reutilizar objectos e materiais. Por exemplo o papel, o papelão, o vidro, latas, plástico, pilhas e óleo utilizado na culinária são materiais recicláveis que podem ser novamente processados e transformados em novos produtos. Ao reciclarmos estes materiais, não só diminuimos o volume de lixo desperdiçado e reduzimos a quantidade de lixo na Terra, mas também reduzimos o consumo de energia necessário para fabricar produtos.

Porque é que devemos reciclar?

Devemos reciclar porque, como sabemos, os recursos naturais do Planeta não são ilimitados. Ao reciclarmos estamos a contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente e a dar oportunidade à Natureza para recuperar tudo o que lhe temos tirado nos últimos anos. Por exemplo a desflorestação excessiva (corte massivo de árvores) pode ser evitada através da reciclagem, evitando assim a degradação da paisagem..

Como se faz:

Primeiro, devemos colocar lixo reciclável como papel, papelão, vidro, latas e plástico no ecoponto a que diz respeito o tipo de material. Este lixo que separamos e depositamos nos ecopontos segue para fábricas onde serão novamente processados e transformados em novos produtos, sendo o resultado um material semelhante, ou diferente, do original.

Reciclagem de papel

O nosso projecto incide na reciclagem de papel. O papel é uma matéria-prima que provém de alguns tipos de madeira, como pinho ou eucalipto. Na fábrica de papel, a madeira sofre transformações químicas dando origem ao papel, aquele que é utilizado geralmente nas nossas casas.
As plantações de árvores para pasta de papel são, no Distrito de Aveiro, um pouco por todo o Litoral Norte e Centro de Portugal e mais recentemente, e com consequências mais graves, também no interior, a principal causa de desaparecimento do coberto vegetal natural, e com ele, de animais de todas as espécies.

O papel é um material biodegradável e orgânico, mas caso seja depositado em aterros sanitários com pouca humidade o processo de degradação deste é bastante lento, chegando a demorar 3 meses a 100 anos para se decompor.

Alguns dados interessantes:

1000kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas
1000kg de papel reciclado = 2000l água
1000kg de papel não reciclado = 100 000l água.

Após depositarmos o papel/cartão no papelão (o ecoponto azul), este é levado para a fábrica onde irá ser reciclado. Apenas o papel/cartão sem contaminantes (gorduras, ilustrações a cores) podem ir para o papelão.
A reciclagem do papel é um procedimento que permite recuperar as fibras celulósicas do papel velho e incorporá-las na fabricação de novo papel.

Papel reciclável e as suas aplicações:

Sabias que…. aqui podes obter alguns dados importantes sobre o papel e a reciclagem:

E neste site poderás ficar a saber mais sobre este mesmo tema:

http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Ambiente

Deixe um comentário